Estudantes e futuras profissionais de Relações Públicas, neste Blog pretendemos mostrar a todos o quanto os RELACIONAMENTOS vêm se tornando indispensáveis (não só na vida pessoal) no bom desenvolvimento das empresas e em seus negócios.

Relacionamento é tudo!

O relacionamento entre as organizações e seus públicos é tema de pesquisa que transita por diferentes áreas do conhecimento humano, tais como sociologia, antropologia, psicologia social, economia, administração e comunicação social. O crescente interesse pelo tema está atrelado a sua contemporaneidade, pois se relaciona, de forma direta, a expansão da globalização e, como decorrência, ao aumento da influência das organizações no cotidiano da humanidade. As áreas de Relações Públicas e de Marketing de Relacionamento, oriundas respectivamente, da Comunicação Social e da Administração, desenvolvem seus estudos perante diversos temas, mas em especial, o tema relacionamento entre as organizações e seus públicos tem centralizado seu foco. Fonte: O relacionamento com públicos como estratégia de comunicação nas organizações Gerson José Bonfadini Location: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=768

E...

A partir desse artigo do Gerson Bonfadini, podemos perceber a dimensão que os relacionamentos vêm tomando dentro do âmbito, não só empresarial, como em diversas outras áeras.
Sabemos que os Relações Públicas são profissionais especialmente preparados para a gestão de Relacionamentos.
Porém, existe uma outra definição para a gestão de relacionamentos, que é Marketing de Relacionamentos. Afinal você sabe qual a diferença entre os dois?
Fique atento que aqui no Relacionamento no mundo empresarial você vai ficar sabendo mais!
Aguarde..

Marketing de Relacionamento

O conceito de Marketing de Relacionamento é relativamente recente, surgido nos anos 90 ,como uma necessidade de reformulação da relação empresa/consumidor.
Marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infra-estrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas. De maneira geral, consiste em uma estratégia de negócios que visa construir relacionamentos duradouros entre a organização e seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho desta e para resultados sustentáveis.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_Relacionamento


quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Estratégia do Oceano Azul

A analogia "Oceano Azul"refere-se a navegar ou explorar mercados novos, fugindo do mercado de intensa competitividade, o "Oceano Vermelho".
Os Oceanos Vermelhos são aqueles setores já existentes, ou seja, segmentos de mercado conhecidos. Neles, as organizações visam obter maior fatia de demanda existente, travando disputas com seus concorrentes.
Já os Oceanos Azuis, como são mercados inexplorados, caracterizam-se pela criação de demanda e pelo crescimento altamente lucrativo.
As empresas criadoras de Oceanos Azuis não recorrem aos concorrentes como formas de comparação, ao contrário, adotam uma estratégia diferente, denominada de inovavão de valor.
Esta estratégia de inovação de valor estabelece um novo espaço de mercado e rompe com a concorrência, ao criar mais valor para os clientes, a custo mais baixo. Portanto, a estratégia se baseia na diferenciação e na liderança de custos.
Sendo assim, as Relações Públicas, por meio da visualização desta estratégia terá a possibilidade de prever e planejar o crescimento e o lucro de negócios futuros da organiza
ção, bem o estabelecimento da melhor forma de comunicação com os públicos de interesse.
Fonte: KIM,W.CHAN;MAUBORGNE,Renée. A estratégia do oceano azul:como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro.Elsevier,2005.

Você concorda com a importância do papel das Relações Públicas na criação de Oceanos Azuis? Por quê?
Deixe seu comentário.

3 comentários:

Gabi Gabriela disse...

Eu acredito e apoio plenamente o papel do RP na estrategia do oceano azul. Acho que é um profissional com todas as habilidades necessárias para isto, pois criatividade e visão crítica se unem num único profissional. Acho indispensável a criação de uma boa equipe administrativa quando se trata de algo que vai mexer tanto com a organização.
Parabens pelo blog!

=****

Anônimo disse...

Nunca tinha ouvido falar nesta estrategia, mas lendo a materia percebi que as Relacoes Publicas eh uma area muito ampla, achei mto interessante..

Ronaldo viera disse...

businessnet rede relacionamentos empresariais

Nossa missão será permitir que suas portas sejam abertas pelos seus próprios contatos, provendo as mais modernas ferramentas virtuais para tal. Você verá aqui que sua rede é maior e pode ajudar sua empresa muito mais do que se imagina.
Nossa filosofia é baseada em:
Redes, comunidades, negócios, relacionamentos entre empresa, fornecedor e cliente. Estamos focados no que há de mais moderno no mundo, para ajudar sua empresa a desenvolver seus projetos de sucessos e conquistar novos mercados.
A resposta é: Relacionamentos ... monte sua pagina de negocios


Essa é a nossa missão.. www.businessnet.com.br http://www.youtube.com/watch?v=zlGlLp324NM ou esse link http://www.businessnet.com.br/beta01/portfolio/vitrine_Businessnet.pdf muito obrigado...