Estudantes e futuras profissionais de Relações Públicas, neste Blog pretendemos mostrar a todos o quanto os RELACIONAMENTOS vêm se tornando indispensáveis (não só na vida pessoal) no bom desenvolvimento das empresas e em seus negócios.

Relacionamento é tudo!

O relacionamento entre as organizações e seus públicos é tema de pesquisa que transita por diferentes áreas do conhecimento humano, tais como sociologia, antropologia, psicologia social, economia, administração e comunicação social. O crescente interesse pelo tema está atrelado a sua contemporaneidade, pois se relaciona, de forma direta, a expansão da globalização e, como decorrência, ao aumento da influência das organizações no cotidiano da humanidade. As áreas de Relações Públicas e de Marketing de Relacionamento, oriundas respectivamente, da Comunicação Social e da Administração, desenvolvem seus estudos perante diversos temas, mas em especial, o tema relacionamento entre as organizações e seus públicos tem centralizado seu foco. Fonte: O relacionamento com públicos como estratégia de comunicação nas organizações Gerson José Bonfadini Location: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=768

E...

A partir desse artigo do Gerson Bonfadini, podemos perceber a dimensão que os relacionamentos vêm tomando dentro do âmbito, não só empresarial, como em diversas outras áeras.
Sabemos que os Relações Públicas são profissionais especialmente preparados para a gestão de Relacionamentos.
Porém, existe uma outra definição para a gestão de relacionamentos, que é Marketing de Relacionamentos. Afinal você sabe qual a diferença entre os dois?
Fique atento que aqui no Relacionamento no mundo empresarial você vai ficar sabendo mais!
Aguarde..

Marketing de Relacionamento

O conceito de Marketing de Relacionamento é relativamente recente, surgido nos anos 90 ,como uma necessidade de reformulação da relação empresa/consumidor.
Marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infra-estrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas. De maneira geral, consiste em uma estratégia de negócios que visa construir relacionamentos duradouros entre a organização e seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho desta e para resultados sustentáveis.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_Relacionamento


terça-feira, 13 de maio de 2008

RP ou Marketing?

Sabemos que uma das principais responsabilidades das Relações Públicas é a gestão de relacionamentos, mas sabe-se que esta tarefa também é desenvolvida pelo Marketing através do CRM porém, mais focado no cliente.

Na sua opinião qual profissional está mais apto para gerir relacionamentos, e por quê?

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que nenhuma das duas profissões deve se posicionar como rival dentro de uma empresa. Ao contrário, se RP e Marketing unirem seus esforços na busca de algo mair que é a conquista e satisfação do cliente, ou seja, de seu público de interesse, cada uma das duas áreas estará atingindo seu objetivo de maneira construtiva, ao invéz da batalha.

Unknown disse...

Indiferente à categoria (RP ou Marketing), acredito que o profissional melhor preparado para gerir o relacionamento é aquele que possui conhecimento, profissionalismo e sobretudo, sensibilidade (não é fácil lidar com pessoas e relacionamentos!).
O mercado exige do comunicólogo um "mix" de atividades inter-relacionadas a todas as áreas da comunicação - possuir esse conhecimento também faz a diferença.
Bom trabalho, meninas!
Bjos,

JULIANA KUDO

Relacionamento é tudo! disse...

Gostaria de comentar ambas postagens feitas.Concordo plenamente com amabas.
Acredito que dentro da empresa não há distinçao de área ou cargo, todos devem unir esforços para alcançar um só objetivo.
No entanto acredito que o profissional de martketing esteja mais voltado para o relacionamento com o cliente, enquanto o profissional de RP para o relacionamento com todos os públicos da empresa.

Anônimo disse...

VEJO ESSE BLOG DE GRANDE IMPORTANCIA A AREA DE RELACIONAMENTOS DEVIDO A COLOCAR EM PAUTA UMA BRECHA ENCONTRADA NA AREA, PODENDO ASSIM ESTAR SE APROFUNDANDO DE FORMA DIFERENCIADA A ESSE TEMA BEM ESPECIFICO, GOSTEI MUITO DO BLOG ESTA DE PARABENS!!!

RODRIGO MARCEL

Anônimo disse...

Ambas profissões são capazes de gerir relacionamentos, uma vez que o RP e o marketing fazem o relacionamento do cliente, seja em um evento (RP) ou dentro da empresa com seus clientes(CRM). Os dois possuem o mesmo foco e juntos podem somar valores importantíssimos à empresa.

Ronaldo viera disse...

businessnet rede relacionamentos empresariais

Nossa missão será permitir que suas portas sejam abertas pelos seus próprios contatos, provendo as mais modernas ferramentas virtuais para tal. Você verá aqui que sua rede é maior e pode ajudar sua empresa muito mais do que se imagina.
Nossa filosofia é baseada em:
Redes, comunidades, negócios, relacionamentos entre empresa, fornecedor e cliente. Estamos focados no que há de mais moderno no mundo, para ajudar sua empresa a desenvolver seus projetos de sucessos e conquistar novos mercados.
A resposta é: Relacionamentos ... monte sua pagina de negocios


Essa é a nossa missão.. www.businessnet.com.br http://www.youtube.com/watch?v=zlGlLp324NM ou esse link http://www.businessnet.com.br/beta01/portfolio/vitrine_Businessnet.pdf muito obrigado...